quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Miséria

  O que há com o mundo? Na verdade, o que sempre houve?
Um problema social generalizado e infindável.
A miséria.

  O questionamento crucial que tenho e que me faz mal é: Por que as coisas são assim? Parece uma indagação infantil, medíocre e simplória. Mas, está muito além do que podemos imaginar nos baseando por um questão de devaneio como esta. Divaguemos sobre a situação íntima de cada um, por que você é o que é? Você é o que é por quem te fez assim? Você é o que é porque é inerente ao seu desenvolvimento? Você é assim porque tem uma visão de mundo observadora e atenta?

  Pensar não faz mal, refletir é a capacidade mais bela do ser humano (para quem tem essa capacidade). Refletir faz com que se ponha no lugar do outro, crie empatia em relação aos apuros e a situações adversas da vida.
  O motivo principal que move meus anseios é a cura do ser. A espera da cura psico-social, inclusão das pessoas na sociedade. A força motriz da auto-estima. Olho pessoas no estado de miséria, moradores de rua, esmoladores, mendigos. O que faz essas pessoas serem assim? Falta de auto-estima do ser? Isso gera um degradação com o direito de qualquer cidadão, sentir-se incapaz e logo, um estorvo social. É um problema de Estado no qual há pessoas (acredito eu) que se sentem mal por presenciar cenas maltrapilhas e esfarrapadas na penumbra. Um problema de Governo que deve erradicar este problema, tem que erradicar o problema, independente do partido (sou apolítico), voto no que faz - ou no que acredito que faça alguma coisa.
  Meu coração aperta toda vez que olho um ser humano neste estado, a presença me deprime por falta de compreensão, logo, entristeço-me com o ser humano, com desigualdade social, com a desgraça alheia. Entristeço-me com a leitura óptica que tenho dentro do meu campo visual, no âmbito, no momento, naquele tempo. Entristeço-me com a conclusão de que aquela pessoa não tem auto-estima, permite-se ficar assim por uma série de fatores: psicológicas, sociais, oportunas, acomodações. Falta de amor próprio e orgulho que impulsiona o crescimento. Entristeço-me com as faltas e não com o quadro, o quadro é fruto da incapacidade daquele que larga as rédeas e acomoda-se com a oportunidade social que tem. A miséria.

Um comentário:

  1. Amado.
    Estimadas saudações!
    É com muita alegria que venho ao seu blog tecer um comentário. Não menos alegre é a oportunidade de escrever quanto a este assunto, sendo que, muito embora triste, é algo que temos por missão tratar, buscar acionar as mentes para uma libertação profunda ou, em outras palavras, provocar o processo de higienização.
    A miséria por um todo é lamentável!
    Entretanto, me permito dizer sobre duas misérias: A miséria em caráter de causa e a de efeito. A que encontramos todos os dias nas ruas tratuzidas em mendigos e mau trapilhos, moribundos em geral é a de efeito. Agora, se esta miséria de efeito já é por demais aterrorizante para aqueles que visualizam com os olhos do coração, como seria então o impacto dsa nossa percepção com a miséria real causadora?
    Pòis é... A miséria causa geradora vem dos corações endurecidos e dos olhos voltados para dentro de si mesmo, tão somente. Dos seres que são incapazes de perceber que a mera atitude ignorante e inconsciente manifestada (ou a falta desta)produz a miséria em efeito, tudo isso, com a simples inércia (ausência de atitudes).
    Estamos tão voltados a nós que nos tornamos limitados pela própria mesquinharia que essa competição utópica uns com os outros e a ância de querer aquilo que achamos que precisamos por mero capricho. Sequer damos conta do poder que temos de mudança de nossas vidas, bem como da realidade social se aprendessemos a nos desapegar e a praticar a misericórdia (miséria=dor, pobreza + cordia = coração - trazer a miséria do seu próximo para você se colocando no lugar dele).Essa é a fórmula da grandeza. Não é tão praticada porque desconhecem seus poderes!
    Bom... paro por aqui. Sabe que o assunto vai longe!
    Teremos muitos textos para trabalhar em cima.
    O legal é saber que você está em boa sintona com seu mentor, e eu também! rs
    Parabéns pela iniciativa do blog!
    Pax Et Lux.
    Sergio Rodrigo & Mickael

    ResponderExcluir