sábado, 11 de maio de 2013

A Natureza Humana - Na Humana Natureza

As vezes dá vontade de largar tudo e viver... Como no filme: Into The Wild.

Sem pensar: 

Onde é que isso vai dar?



Acho que é isso a vida.
A vida é viver. 

A vida é levar da melhor forma possível, sem saber onde vai dar. 

E quando de repente der, você deparar com tudo o que construiu.
Família, Amigos, Personalidade, Profissão, Patrimônios, Experiências, Acertos, Erros, Desenvolvimento Espiritual, Moral, Consolidação de Valores...


Em todos os aspectos que apontam para o crescimento. Somos como uma massa de pão, juntamos os ingredientes da educação e estímulos de nossos pais na infância para o resto da vida encher, ficar macio, tornar-se uma massa saborosa quando assada, cheirosa, que brilha aos olhos com tal forma, que encanta com a casca crocantemente sonora!
Mas... Isso é viver na Natureza Humana? Ou é seguir doutos sociais? Diversas camadas sociais, amontoadas, onde tudo é todos e todos são nada. Onde há regras como forma de demarcar territórios, as marcas imaginárias do respeito, contanto que você respeite porque essa regra existe, está ótimo, no fim, pouco me importa se você respeita por medo das consequências, ou se você entende o que é respeito. Isso é apenas um dos milhares de exemplos que podemos desmazelar, até onde tudo é o que é? Até onde existe a ternura? Até onde existe a compaixão? Isso é a Natureza Humana?
A crueldade é da natureza, é o instinto da sobrevivência quando ameaçado, pensamentos amargos, sentimentos amargurados... um gosto amargo na boca. Essa é a sensação da maldade. 
Mas... Agora... Humanos... Racionais... E há ainda quem separe a racionalização dos sentimentos. A racionalização exterioriza seus sentimentos ou as reprime. Mas se as reprime, você não a raciocinou e sim a racionou. Você evitou os movimentos bélicos da mentalidade. Você bloqueou a sua capacidade de entendimento sobre você e seus instintos. Sua Natureza Humana. Você deixou de viver na sua natureza.
A Natureza, após certos tempos na vida, uma das duas naturezas é a conduta que resolve seguir, preservando sempre a parcela negra e obscura em alguma parte de você, que vocifera quando se sente ameaçado. Ou seguirá a parte destrutiva do ser. Ou seguirá a parte boa. Há ainda aqueles que pensam um, agem outro e vice-versa.
A Natureza Humana, toma forma? Mas... Viver Na Natureza Humana... É se adaptar socialmente? Ou deixar seu lado animal solto? 
Ter contato com a natureza, respirar ar puro, largar tanta formalidade, deixar de lado a prepotência e arrogância.
Se desnudar. Se desnudar de um balde de imagens formuladas que nos rotula.
Ser o que quer ser. Querer ser algo. Algo, tudo, todos e nada.
É demais? É profano? É inquieto? Minha mente é inquieta. É querer muito?
Paz. Paz. Paz.

2 comentários:

  1. Boa, irmão!

    Este tipo de reflexão nos leva, inevitavelmente, a repensar nossas atitudes, ambições, anseios, enfim... Quando raciocinamos e sentimos com sinceridade e peito aberto, conseguimos ser alguém melhor, aliás a mera tentativa de melhorar enquanto "ser pensante dotado de polegar opositor" (rs) já é em si admirável. Mas também pelo resultado da auto análise podemos extrair coisas horríveis, daí o fato de muita gente preferir não pensar suas atitudes, pois certamente cairiam em contradição e, consequentemente, depressão profunda. Na boa? Cago pra estes.

    Abraço!

    Léo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mermão! É justamente essa a sociedade em que vivemos e que tanto me preocupa como educador. ehehehehe... tá me fazendo muito bem o contato com os alunos na escola, faz eu pensar muito em como atingir esses níveis de informação para eles... E poxa! Uma honra te ver por aqui! De verdade! Fiquei contente! ^^

      Cagamos para estes adultos de polegares opositores, vamos fazer o nosso! ahahahahahhaha (Obs.: Ilha das Flores é ducaralho!!!!!!!!!!!) ahahha

      Excluir